BEM VINDOS A ATIVIDADE DE DOT
(Docente Orientador da Turma)
Você sabe o que é FAKE NEWS??
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
O que significa fake news?
Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.
Na época em que Trump foi eleito, algumas empresas especializadas identificaram uma série de sites com conteúdo duvidoso. A maioria das notícias divulgadas por esses sites explorava conteúdos sensacionalistas, envolvendo, em alguns casos, personalidades importantes, como a adversária de Trump, Hillary Clinton.
Assista ao vídeo
Como combater as fake news?
Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Assista ao vídeo
Comente nos comentários se você já caiu em alguma FAKE NEWS e nos conte qual foi... não esqueça de assinar seu nome e turma ao final do comentário.
Por exemplo:
Eu já caí em uma fake news, influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças. Ass.: Karine Matos, turma 1° ano E.
Caso você não tenha caído em nenhuma FAKE NEWS, relembre alguma que você viu na internet... CASO também não lembre, NÃO PRECISA COMENTAR.
Não é obrigatório.
Agora responda o questionário sobre este tema no link abaixo (Este é obrigatório):
Eu já caí em uma fake news, influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
ResponderExcluirAss.: Karine Matos, turma 1° ano E.
Eu ja caí em um fake news que ia chegar máscaras da china infectadas
ExcluirSilas José Alexandre Santos silva 1°C
Misericórdia!!!! Ainda bem que é fake news!! rsrs
ExcluirEu já caí em um fake News em um site que falava que a "China anuncia vacina para coronavirus" e uma reportagem que fala que todos alunos vai passar sem precisa de prova
ResponderExcluirGabriel 1° "E"
Vixi maria!!! Essa de passar sem precisar de prova aposto que muitos adoraram kkkkkkkk brincadeirinha...
ExcluirEu já cai em uma fake news que falava que as máscaras de coronavírus que chegavam no Brasil estavam infectadas.
ResponderExcluirNome: Daniel Jonatha / Série: 1° / Turma E
Eitaaa... to vendo que essa fake news rodou bastante...
ExcluirEu já cai em um fakee news em um site que falava que eu fui aceita em uma entrevista de emprego Gabriela Letícia 1 ano E
ResponderExcluirMuito cuidado!! Já vi essa fake news e sempre é virus pra infectar seu celular.
ExcluirEu nunca cai em fake News, pois eu tomo cuidado em cada site que entro e leio bem as notícias e procuro outras fontes para ver se aquele assunto tratado é real ou não.
ResponderExcluirAss: Keven Do Nascimento Oliveira 1°E
Muito bem, isso mesmo que se deve fazer!!!
ExcluirNão, pois sempre procuro pesquisar sobre o assunto e que na maioria das vezes acho a fake News duvidosa e sempre deixo de acreditar ou procuro saber mais sobre.
ResponderExcluirNome: Larissa Giselle Dos Santos Rodrigues 1°E
Muito bem Larissa!!!
ExcluirEU Nunca Cair Em Um Fake Pós Tenho Muito Cuidado Quando Entro Em Algum Site Ou Vou Fazer Algum Tipo De Pesquisa.
ResponderExcluirÉrica Rayssa Teixeira Ramos Santos 1°E
Isso mesmo Érica!!
ExcluirEu nunca cair em nenhum fake News, pois sempre tomo bastante cuidado ao entrar em site ou algo do tipo, sempre procuro pesquisar sobre o assunto.
ResponderExcluirNome: Adna vitória Ferreira Lima 1°E
Parabéns Adna!!!!
ExcluirNunca fui de cai em fake News, sempre tive muito cuidado e pesquiso bem sobre o assunto para saber se é verdade ou mentira.
ResponderExcluirNome:Chaiane dos Santos Rocha - 1 ano "E"
isso mesmo Chai!!!
ExcluirNunca cair em um fake news sempre tomo bastante cuidado quando entro em algum site.
ResponderExcluirAdriele Maria 1°E
Muito bem Adriele!!!
ExcluirEu nunca cai em fake news, tomo cuidado ao ver alguma notícia na qual não tenho certeza, então procuro saber mais sobre o assunto.
ResponderExcluirStephany Eline
1° E
Faz certo Stephany!!
ExcluirEu já vi uma Fake News que falava que as máscaras que foram importadas da China estariam com o Próprio vírus (COVID-19)
ResponderExcluirKaio Alexandre Estephaneli Burgos TURMA: 1° E
Ave Maria, graças a Deus é FAKE!!!
Excluireu não sei se já cair em uma fake news que eu não me lembre de algum acontecimento que seja verdade ou não .
ResponderExcluirJosé Everton Lima dos santos 1ano c
oK Everton!!!
Excluirlembro-me das fake news que ocorreram próximo e durante as eleições do Presidente da República. durante minha formação no Ensino Fundamental I e II era claro o posicionamento dos professores ao tentar dar um sentido heróico às guerrilhas comunistas em 64 e entre outros ideais socialistas "gourmetizados". para mim, a distorção de uma história para alunos em aprendizado é uma das piores formas de fake news. e tendo em vista a quantidade de professores manipuladores em nosso sistema educacional, é pobre e triste pois reconheço que os próprios professores são manipulados e estão sendo servidos como "massa de manobra".
ResponderExcluirThiago Silva Barbosa, 1° Ano E
Olá Thiago!! Concordo que nós professores não devemos direcionar os alunos para nenhum lado/movimento político. Todos temos direito de fazer nossas escolhas, e podemos divulgar ela através de redes sociais ou conversas informais fora da escola... porém, concordo que na escola não deve haver esse posicionamento político, e os alunos devem crescer criticamente e politicamente e fazer suas próprias escolhas!!!
ExcluirFakenews, Muito tem se discutido recentemente sobre o efeito das fakenews, é correto afirmar que, as fakenews referem-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais, o que interfere negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
ResponderExcluir--------------------------------------------------------
NOME: JAMERSON DA SILVA OLIVEIRA
TURMA: 1E
Com certeza Jamerson!!!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMickael 1°Ano F
ResponderExcluirEu Nunca Caí em fake news. Tomo muito cuodaocuodaoce estou sempre pesquisando as notinotinotíe etc. Para ter certeza
Muito bem Mickael!!!
ExcluirNunca cair em um fake news sempre tomo bastante cuidado quando entro em algum site sempre olhem o site pra ver cê e verdade ou e mentira e também pesquisem pra ter certeza.
ResponderExcluirDerison arcanjo 1°c