terça-feira, 14 de julho de 2020

A Química do Sabão



A Química do Sabão

1ª série do Ensino Médio

Já sabemos que o óleo de cozinha, se não descartado corretamente, pode entupir tubulações ou poluir a água. Por isso, este óleo pode ser reutilizado na produção de sabão. 

Por ser composto por óleos ou gorduras, o sabão possui a propriedade de remover sujeiras. "O ingrediente principal do sabão é o triglicerídeo, é o sebo animal, é o óleo virgem ou o óleo usado, junto com a soda cáustica. Então o sabão tem uma molécula especial iônica, ele é um sal que pode interagir com a água ao mesmo tempo que interage com a sujeira". Por serem de origem animal ou vegetal, os sabões são facilmente degradados na natureza (não prejudica o meio ambiente).

Os triglicerídeos possuem longas cadeias porque eles são derivados de ácidos graxos, isto é, ácidos carboxílicos com mais de onze carbonos. Três ácidos carboxílicos reagem com o glicerol (glicerina) e originam o triglicerídeo, como mostrado a seguir:

Reação genérica de formação do triglicerídeo a partir de três ácidos graxos e uma glicerina




Em geral, os triglicerídeos são obtidos principalmente de óleos e gorduras. Assim, na reação de saponificação, coloca-se alguma gordura ou óleo para reagir com uma base, que geralmente é a soda cáustica (hidróxido de sódio, NaOH), em meio aquoso (em água), formando um sal de ácido carboxílico, que é o nosso sabão, e o poliálcool, que é a glicerina (liberado por ele):

Reação de saponificação para fabricação de sabão

Observe na composição química do sabão que suas moléculas sempre possuem uma cadeia carbônica bem longa (derivado das gorduras que possuem cadeias longas), que é apolar, e uma extremidade polar. É por essa razão que os sabões conseguem limpar a gordura e a sujeira.


Estrutura típica de um sabão

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica (não se mistura na água = gorduras), mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela. Enquanto isso, as extremidades polares das moléculas do sabão, que são hidrofílicas (se misturam com a água que também é polar), ficam voltadas para fora, interagindo com a água. Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.

A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico

Com isso, 
  • O sabão é capaz de remover micro-organismos mecanicamente,
  • Fator emulsificante faz com que ele grude em substâncias como óleos e gordura, agindo como ponte para que elas sejam carregadas pela água.

É por isso que uma das recomendações dadas pelas organizações mundiais de saúde para prevenir o COVID-19 é lavar as mãos com água e sabão. Pois,
"As bactérias e boa parte dos vírus têm capas de gordura, chamadas de membrana e envelope, respectivamente. A função dessa capa é proteger o micro-organismo do ambiente. O sabão rompe essa proteção, fazendo com que essas bactérias e vírus morram", explica Laura de Freitas, doutora em Biociências e Biotecnologia na Unesp.
Porém, para garantir a limpeza em toda a área, recomenda-se lavar as mãos de maneira lenta e atenciosa.
Outra recomendação das organizações mundiais de saúde, caso não tenha o sabão em mãos na rua, pode ser utilizado o álcool em gel. 
Em contato com a proteína que compõe os vírus, ele provoca a chamada desnaturação proteica.
Sabão X Álcool em gel
"Ao contrário da água e do sabão, o álcool gel não pode ser utilizado se as mãos estiverem muito sujas, pois ele não remove sujeira, apenas mata vírus e bactérias. E se as mãos tiverem muito sujas, elas formam uma camada que impedem que o álcool em gel possa agir sobre ela. Além disso, ele precisa ser usado com cuidado, já que há risco de acidentes, como quando alguém não espera ele secar e acaba passando a mão nos olhos".
Por isso, o recomendado para limpeza das mãos e prevenção contra vírus (coronavírus) e bactérias, o melhor recomendado é lavar bem as mãos com água e sabão. Veja abaixo um vídeo ensinando a maneira correta para lavar as mãos.

Plano de aula -Tema : Lavar as mãos- Educação infantil ...
Em tempos normais é recomendável lavar as mãos (hábitos de higiene básica):
  • Sempre que tomar banho
  • Toda vez que for ao banheiro
  • Sempre antes das refeições
  • Sempre que chegar da rua
Em tempos de epidemia é recomendável lavar as mãos:
  • A cada 1 hora (no mínimo) sem motivos


Segundo o site Brasil Escola, lavar as mãos, muitas vezes, é considerado um ato simples e sem grande importância. Todavia, a higienização desse órgão pode ser considerada como uma medida de prevenção contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas. Pois, uma grande quantidade de organismos entra em contato com o nosso corpo inicialmente pela mão.

Atividade
Nesta quinzena estamos estudando sobre como prevenir o COVID-19. Já estudamos sobre a estrutura dos vírus, como eles se multiplicam e o quanto eles podem nos causar perigo em nossa vida e dos nossos familiares. Com isso, se voltarmos as aulas presenciais na escola, ainda com a epidemia do vírus em nosso país, o que você acha necessário que tem que ter na escola para evitar a contaminação do COVID-19 nas voltas as aulas? Você se sente seguro em voltar a escola ainda sem a vacina?
Liste os métodos para prevenção do covid-19 na escola, nos comentários deste blog (Escreva com suas palavras e não copie dos colegas). Não esqueça de colocar seu nome, sobrenome e turma.

Obs.: Vocês podem comentar as respostas dos colegas se achar interessante, e assim fazer uma interação uns com os outros. Mas, lembrem-se, aqui é um local de aula, então vamos manter a postura da escola, pois vocês estão sendo avaliados.

Bons estudos!!!